segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Método da Ovulação Billings e Moral Católica - Parte I

Por Rosane Mito
_____________

Considerações Iniciais

Há pouco tempo chegou ao meu conhecimento um artigo sobre o uso do Método da Ovulação Billings – MOB – e possíveis incongruências com a moral católica (¿Cuáles son tus graves razones?).

O artigo foi-me enviado por uma amiga que ficou com dúvidas quanto à licitude do uso do MOB em um matrimônio católico. Como usuária e instrutora deste método fazem-me frequentemente questionamentos similares aos que encontramos no artigo em questão; tanto em relação à licitude quanto à eficácia. Assim, acredito que uma análise profunda dos argumentos que levam a autora a concluir que há uma incompatibilidade entre a moral católica e o uso do MOB, pode contribuir para termos maior clareza sobre a questão. É o que pretendo fazer neste e em posts subsequentes.

Sem esquecer que o artigo forma um todo, analisarei por partes para facilitar a compreensão do tema e de suas implicações com outros temas. O texto original, em espanhol, segue em itálico, intercalado por minhas considerações.
A premissa do artigo está expressa já no título, como vemos a seguir.
Título conclusivo

“¿Cuáles son tus graves razones?
Reflexiones acerca del Método Billings como estilo de vida y sus incongruencias con la Fe católica”

A indagação sobre as graves razões para espaçar ou adiar uma gestação é recorrente e válida. O que chama a atenção é a conclusão presente no subtítulo. Ao afirmar que as incongruências com a fé católica são um fato dado, a autora orienta a leitura, o que predispõe o leitor a ver o seu texto de dois ângulos: concordância tácita (geralmente por aqueles que a têm como autoridade sobre o assunto) ou discordância tácita (por aqueles que concluíram de forma diversa e que acreditam que suas fontes de reflexão são mais confiáveis do que a autora do artigo).

Podemos compreender melhor as conclusões do artigo e também as indagações que nos são feitas no cotidiano quando se explicita o contexto em que surgiram.

Contexto

1. Este documento no pretende ser exhaustivo en cuanto a las diversas formas de expresión de amor en el matrimonio, que son miles y muy diversas. Eso requeriría muchas páginas.

Aqui fica claro que a autora fará um recorte, ela irá basear sua análise em um fator, isso é de extrema importância, pois revela que ela tem conhecimento sobre o amor humano e suas manifestações no matrimônio. Também nos diz que esse recorte terá de ser muito preciso para que possa generalizar suas conclusões. É quase um estudo de caso com enfoque ceteres paribus, ou seja, o quanto as relações sexuais implicam em um matrimônio sadio sendo que todas as demais variáveis relacionadas sejam constantes.

2. Únicamente pretendo hacer una reflexión acerca de las incongruencias que he encontrado entre la fe católica y el método Billings "como estilo de vida" y el daño que puede ocasionar en la única forma de expresión de amor exclusiva y característica del matrimonio: las relaciones sexuales.

A autora fala do MOB como um estilo de vida, ou seja, quando é adotado como a forma de viver o matrimônio, por que é nisto que implica ter um estilo de vida, viver a partir de. Então falamos de casais que colocam o MOB em primeiro plano, talvez por terem compreendido mal a própria intenção da Igreja em aprovar o seu uso quando existirem razões graves para fazê-lo.

3. Cabe aclarar que admiro enormemente a los Dres. Billings, a quienes tuve el gusto de conocer en 1982 y aprecio muchísimo su trabajo de investigación y promoción de la vida y que las reflexiones que he escrito aquí, no se refieren de ninguna manera a "los fallos" que le achacan al método Billings, pues estoy totalmente convencida de su alta efectividad como método de regulación de la fertilidad.

Duas considerações importantes para situar as críticas da autora. Não se dirigem às pessoas que desenvolveram o MOB, nem mesmo ao método em si. Ainda assim ela não aponta diretamente a quem sua crítica se dirige, apesar de estar implícito no título.

4. Por otra parte, dado que mi nombre aparece en muchos libros de religión, quiero dejar claro que la forma de pensar que aquí manifiesto, no refleja necesariamente la línea de pensamiento de ninguna de las organizaciones religiosas y civiles a las que pertenezco, sino que es únicamente la expresión de las conclusiones a las que he llegado, después de diez años de vivencia del método de la ovulación Billings como "el estilo de vida de mi matrimonio", apegándome en todo momento a la doctrina católica.

Aqui temos três pontos a observar: 1º) trata-se de uma conclusão pessoal; 2º) o ponto de partida é a própria experiência; 3º) o paradigma em questão é a Doutrina Católica. Sendo assim, nos dois primeiros pontos encontramos um entrave para a generalização, pois parte de um quadro bastante reduzido quanto à experiência. Neste ponto o artigo pode se tornar menos conclusivo e se aproximar mais de um desabafo pessoal. No último ponto é que encontramos um verdadeiro conflito: a base para o correto uso do MOB por mulheres católicas se encontra no Magistério da Igreja Católica. É aqui que olharemos com mais cuidado a opinião expressa no artigo.

5. Diez años con el método Billings

Empezaré hablando de mí, lo cual tal vez no sea muy correcto, pero esto resulta indispensable para que se puedan entender todas mis posteriores reflexiones.

Soy una mujer de treinta y cuatro años con un organismo sano. Mis períodos son de veintiocho días exactos, con clara diferencia entre fases fértiles e infértiles. Conocí el método Billings mucho antes de casarme y en ese entonces, me pareció la solución ideal para un matrimonio cristiano que desea ser fiel a Dios y desea cumplir con una paternidad responsable.

Aqui vemos que a autora tem plenos conhecimentos sobre o funcionamento do MOB e também de que ela tem consciência de sua importância: ser um auxílio para que se possa equilibrar paternidade responsável e uma vida cristã moralmente reta.

6. El estilo de vida Billings ha sido mi estilo de vida durante diez años de matrimonio.

Neste ponto ela assume claramente que em sua vivência pessoal o MOB passou de auxílio para estilo de vida. Situação que muda e muito a linha de análise. A questão é: o MOB não está de acordo com a doutrina, ou a forma como alguns casais vivem o MOB dentro do seu matrimônio não está de acordo com a doutrina? Voltaremos nesse ponto adiante.

7. Todo parecía ir bien hasta que un día, mi conciencia me empezó a decir que no estaba haciendo lo correcto, que algo no estaba bien en la vivencia del método como un estilo de vida para mi matrimonio. Llegó un momento en que la situación se volvió insoportable pues mi conciencia no me dejaba en paz, y hace dos meses llegué con mi director espiritual y le dije: "¡No estoy de acuerdo con el método Billings!. ¡Me choca!".

El soltó una carcajada, pues siempre fui una promotora aguerrida del método

Intenté explicarle, pero no lo logré, pues mis sentimientos adversos eran fruto de mucha oración, muchas reflexiones, largas conversaciones con mi marido y muchas horas de insomnio, por lo cual decidí escribirlas y son las que ahora tienes en tus manos.

Dois fatos importantes nesse ponto: 1º) algo desencadeou na autora uma crise de consciência; 2º) o diretor espiritual não pode compreender os motivos da discordância com o MOB, e a causa apontada reside novamente em suas vivências pessoais. Poderíamos deduzir que se o diretor tivesse passado pelas mesmas situações que ela viveu, ele a compreenderia. Esse tipo de argumento leva a discussão para o campo do “intimismo”, de onde não se consegue sair facilmente por que está eivado das idiossincrasias pessoais. Geralmente nesse campo as paixões substituem a razão e a argumentação lógica perde efeito por que tudo se resume às vivências pessoais: se tivesses vivido o que eu vivi me entenderias! É o tipo de barreira que se cria quando se está convencido de algo que não queremos abrir mão.

A partir do próximo post entraremos nas primeiras reflexões e então poderemos analisar o quanto a experiência pessoal está intimamente ligada às conclusões expostas no subtítulo.







Nenhum comentário: